29 novembro 2008

REFLETINDO*ALEM DA LINHA DOHORIZONTE*...




ALEM DA LINHA DO HORIZONTE
Marcial Salaverry
Quanta gente passa pela vida sem a ver...
Sem sequer percebera maravilhosa belezaque se encerra na Natureza...
Sem sequer notarquanta coisa há para amar...
Passa pela vida simplesmente,sem vive-la inteiramente...
Integra-se à paisagem,sem sentir a maravilha desta viagem...
Sem perceber quanto há de vidapedindo para ser vivida...
Quanto existe de belo no mundo,que nos pode dar um prazer profundo...
Que de tudo podemos fazer um poema,sem pensar no triste dilemado muito que temos pra fazerpara que possamos ao menos sobreviver...
Há que se abrir os olhos para a vida,para que tenhamos a necessária sobrevida...

Há que se ver além da linha do horizonte,e não apenas a parede que temos defronte...* * *

RENOVAÇÃO
Brilhe a vossa luz.
O supremo objetivo do homem, na Terra, é o da sua própria renovação.
Aprender, refletir e melhorar-se, pelo trabalho que dignifica - eis a nossa finalidade, o sentido divino de nossa presença no mundo.
Descendo o Cristo das esferas de luz da Espiritualidade Superior à terra, teve por escopo orientar a Humanidade na direção do aperfeiçoamento.
"Brilhe a vossa luz" - eis a palavra de ordem, enérgica e suave, de Jesus, a quantos lhe herdaram o patrimônio evangélico, trazido ao mundo ao preço do seu próprio sacrifício.
A infinita ternura de sua angelical alma sugere-nos, incisiva e amorosamente, o esforço benéfico: "Brilhe a vossa luz."
O interesse do Senhor é o de que os seus discípulos, de ontem, de hoje e de qualquer tempo, sejam enobrecidos por meio de uma existência moralizada, esclarecida, fraterna.
O Evangelho aí está, como presente dos céus, para que o ser humano se replete com as suas bênçãos, se inunde de suas luzes, se revigore com as suas energias, se enriqueça com os seus ensinos eternos.
O Espiritismo, em particular, como revivescência do Cristianismo, também aí está, ofertando-nos os oceânicos tesouros da Codificação.
Pode-se perguntar: de que mais precisa o homem, para engrandecer-se pela cultura e pelo sentimento, se lhe não faltam os elementos de renovação, plena, integral, positiva?!..
Que falta ao homem moderno, usufrutuário de tantas bênçãos, para que "brilhe a sua luz"?!...
A renovação do homem, sob o ponto de vista moral, intelectual e espiritual, é difícil, sem dúvida.
Mas é francamente realizável.
E indispensável, tão-somente, disponha-se ele ao esforço transformativo, com a conseqüente utilização desses recursos, desses meios, desses elementos que o Evangelho e o Espiritismo lhe fornecem exuberantemente, farta e abundantemente, sem a exigência de qualquer outro preço a não ser o preço de uma coisa bem simples: a boa-vontade.
A disposição de automelhoria.
O homem,para renovar-se, tem que estabelecer um programa tríplice, como ponto de partida para a sua realização íntima, para que "brilhe a sua luz", baseado no Estudo, na Meditação e no Trabalho.
ESTUDO: - O estudo se obtém através da leitura do Evangelho, dos livros da Doutrina Espírita e de quaisquer obras educativas, religiosas ou filosóficas, que o levem a projetar a mente na direção dos ideais superiores.
O estudo deve ser meditado, assimilado e posto em prática, a fim de que se transforme em frutos de renovação efetiva, positiva e consciente: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos fará livres."
MEDITAÇÃO: - A meditação é o ato pelo qual se volve o homem para dentro de si mesmo, onde encontrará a Deus, no esplendor de sua Glória, na plenitude do seu Poder, na ilimitada expansão do seu Amor: "O Reino de Deus está dentro de vós."
Através da prece, na meditação, obterá o homem a fé de que necessita para a superação de suas fraquezas e a esperança que lhe estimulará o bom ânimo, na arrancada penosa, bem como o conforto e o bem-estar que lhe assegurarão, nos momentos difíceis, o equilíbrio interior.
Na meditação e na prece haurirá o homem a sua própria tonificação, o seu próprio fortalecimento moral e a inspiração para o bem.
TRABALHO: - O trabalho, em tese, para o ser em processo de evolução, configura-se sob três aspectos principais: material, espiritual, moral.
Através do trabalho material, propriamente dito, dignifica-se o homem no cumprimento dos deveres para consigo mesmo, para com a família que Deus lhe confiou, para com a sociedade de que participa.
Pelo trabalho espiritual, exerce a fraternidade com o próximo e aperfeiçoa-se no conhecimento transcendente da alma imortal.
No campo da atividade moral, lutará, simultaneamente, por sublimar aquelas com que já se sente aquinhoado.
Em resumo: aquisição, cultivo e ampliação de qualidades superiores que o distanciem, em definitivo da animalidade em que jaz há milênios de milênios: "É na vossa perseverança que possuireis as vossa almas."
A palavra do Senhor - "BRILHE A VOSSA LUZ" - impele-nos na atualidade, à realização deste sublime programa:
Renovação moral, cultural, espiritual.A estrada é difícil, o caminho é longo, repleto de espinhos e pedras, de obstáculos e limitações, porém, a meta é perfeitamente alcançável.
Uma coisa, apenas, é indispensável: um pouco de boa-vontade.
Boa-vontade construtiva, eficiente, positiva.
O resto virá, no curso da longa viagem...

DO LIVRO: Estudando o Evangelho
AUTOR: Martins Peralva

23 novembro 2008

REFLETINDO*NOSSOS FILHOS...NOSSO TESOURO..2 .*




...Segunda parte


Foi na década de 60 que surgiram os tranqüilizantes chamados, cientificamente, de "ansiolíticos", destinados a combater estados de ansiedade, ou melhor, combater estados de desordens psíquicas e questões emocionais da vida cotidiana. O problema ganha proporções imensuráveis, quando pesquisas atuais apontam que uma das tais drogas, o diazepan, tornou-se um dos "remedinhos" mais vendidos da atualidade. A propósito, cabe aqui ressaltar que profissionais competentes e respeitados, ligados à saúde mental, que diariamente lidam com as emoções humanas, já consideram que prescrevê-los equivale à clara admissão de um fracasso terapêutico da psiquiatria.

Há aqueles que, ao menor sinal de angústia, de desconforto, lançam mão de um "remedinho", de uma "cervejinha", de um "cafezinho", de um "cigarrinho", para aplacar a ansiedade de forma quase que instantânea. Esse é o princípio básico de paradigma de comportamento dependente, que observamos em um imenso número de adultos e pais, no qual, sem "desconfiômetros", estão mergulhados. Destarte, introjetam no inconsciente dos filhos, alunos, e jovens em geral, a idéia de que os problemas podem ser resolvidos, como que por um passe de mágica, com a "ajudazinha" de uma "substanciazinha", originária da cana-de-açúcar, denominada álcool; de uma "plantinha" inocente, do gênero nicotiana (solanaceae), conhecida por tabaco, de um "alcaloidezinho",também inofensivo, conhecido por cafeína, e assim por diante. Porém, todos atuam sobre o sistema nervoso central e alteram todo o metabolismo do indivíduo, igualmente.

Para muitos psicólogos, se a questão "drogas" fosse abordada de forma adequada ao nível de compreensão da criança ou do adolescente, deixando de ser algo secreto e misterioso, perderia muito de seus atrativos. Para outros especialistas, o fato de um jovem experimentar drogas não faz dele um dependente. Sim, porém, como ninguém tem como monitorar o que se passa nas idéias das pessoas, e muito menos pela cabecinha de um adolescente, mesmo porque, em se tratando de "drogas", a atitude dos jovens é extremamente silenciosa, principalmente porque todos eles sabem o quanto a sociedade discrimina quem com elas se afiniza, experimentar não constitui problema algum àqueles que têm suas emoções bem ajustadas no momento da curiosidade, mas, para outros, não tão bem estruturados psicologicamente, experimentar é sinônimo de "continuar experimentando" sempre e a qualquer hora.

Por esta razão, os pais devem estar sempre atentos e, incansavelmente, buscando um diálogo franco com os filhos, sobretudo, amando-os, independentemente, de como se situam na escala evolutiva. Os pais não se devem desesperar, mormente no mundo de hoje. A melhor maneira de tentar neutralizar a atração que as drogas exercem será estimular os jovens a experimentar formas não-químicas de obtenção de prazer. Os "baratos" podem ser obtidos através de atividades intelectuais, artísticas, esportivas, etc.. Cabe aos adultos tentar conhecer melhor os jovens para estimulá-los a experimentar formas mais criativas de obter prazer e sensações intensas, mas dando-lhes exemplos de sobriedade. (1)

Coincidentemente, ou não, os jovens que dependem exageradamente dos tóxicos, são pouco amados pelos pais, sentem-se deslocados no grupo familiar ou se consideram pouco atraentes, etc.. Por estas e muitas outras razões, os pais devem transmitir segurança aos filhos através do afeto e do carinho constantes. Afinal, todo ser humano necessita ser amado, gostado, mesmo tendo consciência de seus defeitos, dificuldades e de suas reais diferenças.

A crença de que a felicidade pode ser comprada num "Shopping Center" e que decepções, angústias, tristezas e solidão têm que ser evitadas a qualquer custo, consubstanciam o modelito de relação que os dependentes químicos (consumidores) estabelecem com as drogas (produtos). Urge que lhes desmistifiquemos a fórmula imposta pela sociedade aos indivíduos, de que a melhor maneira de se viver se constitui na síndrome do consumismo extravagante e exagerado.

Importa que os pais se lembrem de que conflitos e atos de rebeldia fazem parte da instabilidade emocional, natural na adolescência e estes não são indicadores precisos de que os filhos estejam envolvidos com as drogas. Desse modo, convém que dêem um voto de confiança aos filhos e constituam com eles uma inexpugnável parceria, alicerçada na credibilidade mútua e no respeito à vida. A autoridade dos pais (2) não somente é aceita pela maioria das crianças e adolescentes, sobretudo quando presenciam, no ambiente familiar, a confiança e o afeto, mas, também, é extremamente necessária, para que não se sintam inseguros na vida ou que os papéis que competem a cada um, não se invertam.

Outro posicionamento a ser observado é nunca partir para atitudes extremas, como, por exemplo: violência verbal, violência física ou, ainda, movidos por extrema impaciência, expulsar um filho de casa. Qualquer ato precipitado dos pais poderá reverter contra eles mesmos, futuramente, e lançá-los à dor do arrependimento tardio. É óbvio que cada caso é um caso, mas jamais partir para qualquer solução mais severa, sem antes esgotar todas as possibilidades fraternas de ajuste, de bondade, de solidariedade humana, de renúncia, disponíveis no âmago dos corações dos que se dizem fiéis aos ensinamentos do Cristo Jesus. Convém que não se esqueçam, principalmente, de que a oração fervorosa é a mais poderosa ferramenta de que o homem dispõe como solução contra quaisquer sugestões do mal.

Por falar em solução, existem várias maneiras paralelas de ajuda aos que dependem da droga: tratamento médico; terapias cognitivas e comportamentais; psicoterapias; grupos de auto-ajuda, a considerar: Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc.. Na opinião dos experts, especialistas da área, o tratamento do dependente de drogas não requer internação, na grande maioria dos casos, pois as respostas não têm sido favoráveis a que eles apresentem melhora nessas condições de isolamento, distantes do convívio familiar. Muito pelo contrário, constatam a ineficiência do tratamento nessas condições, com um significativo aumento do consumo, a que os dependentes se lançam, após saírem da clínica.

A questão é de educação na família cristalizada, na escola enobrecida, na comunidade honrada, e não nas políticas de repressão policial, estabelecendo mais violência do que solução. Todos nós sabemos que violência gera violência. As famílias que se deparam com um drama desses no lar, em primeiro lugar devem procurar forças em Deus, Pai misericordioso e justo, e em Jesus, porque Ele não veio somente para os sãos, mas, fundamentalmente, para os enfermos; em segundo lugar, não devem se acovardar diante do fato em si, pois, por trás de toda queda moral existe um grito recôndito de "socorro!". Conversemos, esclareçamos, orientemos e assistamos os que se hajam tornado vítimas das drogas, procurando os recursos competentes da Medicina como da Doutrina Espírita, a fim de conseguirmos a reeducação e a felicidade daqueles que a Lei Divina nos confiou para a nossa e a ventura deles. (3)

É importante que os pais ensinem seus filhinhos queridos a manterem permanente vigilância pela oração embasada numa fé raciocinada e o Espiritismo propõe, dentre outras bênçãos, o fortalecimento e o equilíbrio mental. Uma coisa é certa: o Espiritismo não propõe soluções específicas, reprimindo ou regulamentando cada atitude, nem dita fórmulas mágicas de bom comportamento aos jovens. Prefere acatar, em toda sua amplitude, os dispositivos da lei divina, que asseguram a todos o direito de escolha (o livre-arbítrio) e a responsabilidade conseqüente de seus atos.

Sob o enfoque espírita, sabemos que irmãozinhos nossos do mundo espiritual que usaram drogas enquanto encarnados, muitos ainda continuam escravos do vício. Unem-se aos seus afins, os viciados encarnados, imantando-se nos seus perispíritos, para sorverem as emanações perniciosas provenientes do uso das drogas.

As energias deletérias dos viciados do além podem, a longo prazo, causar, nos viciados de "cá", distúrbios orgânicos graves, como: câncer de pulmão, problemas no fígado, no aparelho circulatório, no sangue, no sistema respiratório, no cérebro e nas células, principalmente as neuroniais (4), devido ao enfraquecimento dos centros vitais do viciado, ainda encarnado. Os efeitos destruidores da obsessão e das drogas são tão intensos que extrapolam os limites do organismo físico do viciado, alcançando e comprometendo, substancialmente, o equilíbrio e a própria funcionalidade do seu perispírito. Se a morte os surpreender, antes mesmo de se regenerarem, conservam, na espiritualidade, os estigmas da prática nociva que os levou à degeneração dos seus respectivos centros vitais, visíveis no perispírito.

Por todas essas razões, precisamos aprender a servir e perdoar; socorrer e ajudar os jovens entre as paredes do lar, sustentando o equilíbrio dos corações que se nos associam à existência e, se nos entregarmos realmente no combate à deserção do bem, reconheceremos os prodígios que se obtêm dos pequenos sacrifícios em casa por bases da terapêutica do amor. (5)

Confiemos em Deus, primeiramente, e optemos, pois, pela drágea do afeto, o comprimido do carinho, a gota de renúncia, o chá do amor em família, por serem os mais eficazes remédios na cura das patologias de quaisquer procedências. Esses medicamentos consubstanciam-se pela maior atenção dos pais para com os filhos, demonstrados pela sadia preocupação que têm com a formação moral deles e o suprimento de suas necessidades afetivas.

Fiquemos alerta! Nossos filhos são a jóia mais rara e preciosa que possuímos, não os abandonemos!
Por Jorge Hessen
FONTES:
(1) Disponível no site www.senado.gov.br/publicações acessado em 08/09/2007
(2) Autoridade não deve ser confundida com autoritarismo, arbitrariedade ou rigidez
(3) Franco, Divaldo Pereira. "Após a Tempestade", ditado pelo espírito Joanna de Angelis. Bahia: Editora LEAL, 2ª Edição
(4) Os neurônios guardam relação íntima com o perispírito, segundo André Luiz em "Mecanismos da Mediunidade"
(5) Xavier, Francisco Cândido. "Caminhos de Volta" - Espíritos Diversos
Nota: sempre procuro fazer edicoes com textos reduzidos, porem devido ao teor deste texto de Jorge Hessen, tao bem postado, altamente importante, na abordagem de um assunto tao delicado, nao pude reduzir. Leiam nem que seja de duas ou tres veze, por favor! Obrigada. Nancy

REFLETINDO*NOSOS FILHOS ...NOSSO TESOURO... 1*


Primeira parte


NOSSOS FILHOS, NOSSAS JÓIAS MAIS PRECIOSAS
Quando o assunto é "drogas", percebemos que há um número bastante significativo de pessoas que, instantaneamente, associam essa palavra aos produtos cujo consumo não nos é lícito, quais sejam: a maconha, a cocaína, o crack, etc.. No entanto, esquecem-se de que, tanto do ponto de vista físico quanto espiritual, outros produtos tóxicos, e de livre comércio, são tão prejudiciais ou mais perniciosos, até, do que aqueles, como, por exemplo: a bebida alcoólica, o cigarro, as drágeas confeccionadas em laboratórios, etc.. Quantos lares são desfeitos e quantos crimes são cometidos, cuja causa provém de estados de embriaguez? Quantas doenças incuráveis são diagnosticadas em pessoas que se lançaram à autocrueldade, pela dependência da nicotina? Portanto, o fato de a substância ser legal ou ilegal não tem uma relação direta com o perigo que oferece.

Quantas famílias desejariam que reinasse, nas pessoas a quem muito amam, a serenidade frente às crises que enfrentam na vida, e quantas gostariam que inexistissem hábitos autodestrutivos que, equivocadamente, adotam como suposta solução de seus problemas, causando dor e sofrimento a si mesmas e ao grupo familiar a que pertencem?

Aqueles que já se iniciaram nos maus vícios, mas ainda não estabeleceram um nível de intimidade maior com as drogas, os pais podem e devem ampará-los com serenidade, ajudando-os, fundamentalmente, a não se tornarem dependentes dessas substâncias tóxicas, além de lhes ensinar a manterem acesa a chama da esperança, incutindo neles a idéia de que estão, apenas, vivendo momentos difíceis de ajuste da alma em desalinho. Em razão disso, não devemos abandoná-los à própria sorte, pois ninguém se lança ao vício para ser infeliz, uma vez que todos almejam a felicidade.

Para todo dependente químico existe um tratamento específico. Quando a dependência é única e exclusivamente física, esta é anunciada nas crises de abstinência com reações de menor expressão, e a cura é relativamente fácil. Porém, quando a dependência é psicológica, as reações são bem mais agressivas, e a cura requer muito mais tempo. Daí a necessidade da compaixão, da renúncia e do irrestrito afeto familiar.

Os filhos, quando crianças, registram em seu psiquismo todas as atitudes dos pais, tanto as boas quanto as más, manifestadas na intimidade do lar. Crescem, observando os adultos utilizando tranqüilizantes ao menor sinal de tensão ou nervosismo e, quase que imediatamente, presenciam os primeiros sinais de serenidade e equilíbrio exercidos pela ação do medicamento. Quando ouvem os pais se referirem a uma xícara de café para se sentirem estimulados ou a um cigarro para se sentirem mais calmos, essas cenas passam a existir, por muito tempo, em seus escaninhos mentais e, quando se defrontam com as primeiras dificuldades, inerentes a todo ser em evolução, buscam nas drogas a pretensa harmonia existencial.

São atentos, igualmente, às atitudes dos pais dos amigos com os quais se relacionam e a contradição, então, transparece, posto que muitos deles têm maneiras diversas de lidar com um filho. Alguns são totalmente contra o uso de quaisquer drogas, legalizadas ou não, mas a maioria considera socialmente aceitável o consumo de bebidas alcoólicas, o vício do cigarro, o uso de "energéticos", etc.. Isso tudo, sem falar no grave problema dos benzodiazepínicos, barbitúricos e metadona, cuja ingestão permanente pode causar dependência como qualquer outra droga alucinógena ou não. Na verdade, as drogas não deveriam ser avaliadas, tendo por base a ilegalidade ou legalidade, mas pelos malefícios que elas acarretam à saúde. Os adultos têm sempre "desculpas de ocasião" e formas de justificar esses comportamentos paradoxais. Contudo, trata-se de um modelo de comportamento que não serve de referencial a alguém, muito menos àqueles que são adeptos aos moldes que Jesus nos veio ensinar.

Continua:

Por Jorge Hessen

FONTES:
(1) Disponível no site www.senado.gov.br/publicações acessado em 08/09/2007
(2) Autoridade não deve ser confundida com autoritarismo, arbitrariedade ou rigidez
(3) Franco, Divaldo Pereira. "Após a Tempestade", ditado pelo espírito Joanna de Angelis. Bahia: Editora LEAL, 2ª Edição
(4) Os neurônios guardam relação íntima com o perispírito, segundo André Luiz em "Mecanismos da Mediunidade"
(5) Xavier, Francisco Cândido. "Caminhos de Volta" - Espíritos Diversos

22 novembro 2008

REFLETINDO* FELICIDADE E PAZ INTERIOR*


Felicidade Possível


Acreditavas que a felicidade seria semelhante a uma ilha fantástica de prazer constante e paz permanente. Um lugar onde não houvesse preocupação, nem se apresentasse a dor; no qual os sorrisos brilhassem nos lábios, e a beleza engrinaldasse de festa as criaturas.

Uma felicidade feita de fantasias parecia ser a tua busca.

Planejastes a vida, objetivando encontrar esse reino encantado, onde, por fim, descansasses da fadiga, da aflição e fruísses a harmonia.

Passam-se anos, e somas frustrações, anotando desencantos e amarguras, sem anelada conquista.

Lentamente, entregas-te ao desânimo, e sentes que estás discriminado no mundo, quando vês as propagandas apresentadas pela mídia, nas quais desfilam os jovens, belos e jubilosos, desperdiçando saúde, robustez, corpos venusinos e apolíneos, usando cigarros e bebidas famosas, brincando em iates de luxo, ou exibindo-se em desportos da moda, invejáveis, triunfantes. ..

Crês que eles são felizes...

* * *

Não sabes quanto custa, em sacrifício e dor, alcançar o topo da fama e permanecer lá.

Sob quase todos aqueles sorrisos, que são estudados, estão a face da amargura e as marcas do ressaibo, do arrependimento.

Alguns envenenaram a alma dos charcos por onde andaram, antes de serem conhecidos e disputados.
Muitos se entregaram a drogas perturbadoras, que lhes consomem a juventude, qual ocorreu com as multidões de outros, que os anteciparam e desapareceram.

Esquecidos e enfermos, aqueles que foram pessoas-objeto, amargam hoje a miséria a que se acolheram ou foram atirados.

* * *

Felicidade, porém, é conquista íntima.

Todos os que se encontram na Terra, nascidos em berços de ouro ou de palha, homenageados ou desprezados, belos ou feios, são feitos do mesmo barro frágil de carne, e experimentam, de uma ou de outra forma, vicissitudes, decepções, doenças e desconforto.

Ninguém, no mundo terreno, vive em regime especial. O que parece, não excede a imagem, a ilusão.

* * *

Se desejas ser feliz, vive, cada momento, de forma integral, reunindo as cotas de alegria, de esperança, de sonho, de bênção, num painel plenificador.

As ocorrências de dor são experiências para as de saúde e de paz.

A felicidade não são coisas: é um estado interno, uma emoção.

Abençoa os acidentes de percurso, que denominas como desdita, segue na direção das metas, e verás quantas concessões de felicidade pela frente, aguardando por ti.

Quem avança monte acima, pisa pedregulhos que ferem os pés, mas também flores miúdas e verdejante relva, que teimam em nascer ali colocando beleza no chão.

Reúne essas florezinhas em um ramalhete, toma das pedras pequeninas fazendo colares, e descobrirás que, para a criatura ser feliz, basta amar e saber discernir, nas coisas e nos sucessos da marcha, a vontade de Deus e as necessidades para a evolução.


[Joanna de Ângelis]
[Divaldo Franco]
[Momentos Enriquecedores]
[Editora LEAL]

19 novembro 2008


Reforma Íntima

Bases para nossa Reforma Íntima

A maior dificuldade para se fazer a tão falada Reforma
Íntima é justamente saber o que devemos nos reformar - o que
está de errado em nós?
A partir daí então, passar para outra grande dificuldade que
é praticar a Reforma em nossa personalidade, em nosso modo
de agir e até mesmo no pensar. Porém essa semana em uma
vídeo-palestra de Raul Teixeira pela Federação Espírita do
Paraná consegui um roteiro para nossa reforma íntima:
1) Falar sempre de forma INATACÁVEL;
2) Não tomar nada como pessoal;
3) Não fazer suposições ;
4) Fazer o melhor que pudermos com o máximo de nós.

Parece simples, mas não é: Quantas vezes não comentamos
sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más
características, más tendências ou condutas… Quantas vezes
recebemos críticas que poderiam ser usada para nossa reforma
íntima e levamos para o lado pessoal ficando magoado com
aquela pessoa. Quantas vezes fazemos suposições a respeito
das pessoas e quando vamos verificar é algo totalmente
diferente. Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos,
ou trabalhamos sem dedicação resultando muitas vezes em
trabalhos sem resultados! Independente de crenças somos
convidados para nossa evolução diariamente em nossas
relações na família e no trabalho. Exerçamos nossas
vivências diárias para benefício próprio, não atacando
ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem
fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem
ultrapassar nossos limites.

“Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência,
não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de
nós mesmos.” (Emmanuel. Livro Encontro Marcado.)
Pintura de Nancy, Acrilico, lagoa Sao Jose, Itaborai, Brasil

17 novembro 2008

REFLETINDO* SONO E SONHOS*


Sono e sonhos
400. O Espírito encarnado fica voluntariamente
em seu envoltório corporal?
- “É como se perguntasses a um preso se as grades
lhe agradam. O Espírito encarnado aspira incessantemente à liberdade e, quanto mais grosseiro
o invólucro, tanto mais deseja ver-se desembaraçado."
401. Durante o sono a alma repousa com o corpo?
- “ Não. O Espírito jamais fica inativo. Durante o sono os laços que o prendem ao corpo se afrouxam e, desde que o corpo dele não necessita, ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com outros Espíritos.”
402. Como podemos julgar da liberdade
do Espírito durante o sono?
-“ pelos sonhos. Bem sabes que quando o corpo repousa o Espírito tem mais liberdade do que em vigília. Tem a recordação do passado e, por vezes, a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com outros Espíritos quer neste, quer noutros mundos. Diz-se frequentemente:
“ tive um sonho bizarro, um sonho horroroso, mas inverossímil.” Enganam-se. Muitas vezes é uma lembrança de lugares e de coisas que viram e verão
em outra existência ou em outra ocasião. Desde que o corpo se acha adormecido, o Espírito procura romper
os seus grilhões, buscando o passado ou o futuro.
“ Pobres criaturas! Como conheceis mal os mais ordinários fenômenos da vida! Vós vos credes muito sábios e vos embaraçais com as coisas mais vulgares. Quando as crianças vos perguntam o que fazemos quando dormimos e o que são os sonhos,
vós ficais interditos.
“ O sono liberta parcialmente a alma do corpo.
Dormindo ficamos momentaneamente no estado em que, de modo permanente, ficamos depois da morte.
Os Espíritos que, ao morrer, logo se desprendem da matéria, tiveram sonhos inteligentes.
Quando dormem, entram na companhia de outros
seres que lhes são superiores: viajam, conversam e
com estes se instruem; chegam mesmo a trabalhar em obras que, ao desencarnarem, encontram acabadas. Isto nos deve ensinar, mais uma vez, a não temerdes
a morte, pois que, segundo a expressão de São Paulo:
“ morreis todos os dias.”

de " O Livro dos Espíritos "

REFLETINDO *CULTIVANDO A ALEGRIA*


Cultivando Alegria

Cultive a alegria em dose máxima.

Alegria, porém, não é barulho:é um estado de alma de quem sente em sia plenitude da vida.

A alegria provém de dentro de nós mesmos,da consciência tranqüila, do cumprimento exato de nossos deveres,e vibra em nós apesar de todos os sofrimentos, calúnias einjustiças.

Seja alegre sempre e,quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe um cântico de louvor ao Pai, e a luz brilhará novamente em você.

C.Torres Pastorino

15 novembro 2008

PUDIM DE LEITE CONDENSADO FESTIVO DE NANCY


Minhas receitas.
Todas as fotos de minha autoria.

categoria: sobremesas e doces cozinha: mineira ocasião: natal tempo de preparo: 90 minutos DESCRIÇÃO
Este pudim é mais do que um clássico da culinária.
Sua origem será qual?
Sua origem veio das pessoas habilidosas, que passaram tempo na cozinha usando ingredientes maravilhosos que Deus nos oferece aí, para todos nós, neste Universo grandioso!

Dedico esta receita a minha querida amiga e companheira de Evangelização Infantil Ana Lúcia. Segura este aí Ana, é seu!

INGREDIENTES
2 latas de leite condensado
1 lata de leite
1 lata de água
4 colheres (sopa) de leite em pó instantâneo
6 unidades de ovos inteiros
1 pitada de sal (muito pouquinho mesmo.)
1 parte de ameixas pretas (para decorar)
1 parte de cerejas ao maraschino (opcional- decorar)
1 xícara de chá de açúcar (PARA CARAMELIZAR A FORMA)
1/2 xícara de chá de água (PARA CARAMELIZAR A FORMA)
PASSO A PASSO
Separar os ingredientes.

Caramelizar a forma.

colcocar o açúcar com a água em uma forma de alumínio, e levar ao fogo.

Ter paciêcia de esperar começar o carmelizado.

Ficar atento ao ponto de caramelizar. Que é este aí.
Se queimar muito o caramelizado fica amargo.

Segurar a forma com luvas térmicas, e passar esta calda caramelizada na foma toda, com uma colher de pau. Com cuidado, é muito quente.

PREPARANDO O PUDIM.
Colocar todos sos ingredientes no liquidificador.

Bater por mais ou menos uns 2 minutos.

Até que misture muito bem.

Colocar a mistura do pudim na forma caramelizada.

Levar para assar, em banho maria.

Tampar a forma com papel laminado.
Dica de minha amiga Ana Lúcia. E eu gostei.

Assar por uns 40 minutos, e retirar o papel laminado.

Acabar de assar. Vai estar bom quando colocar um palito dentro e o mesmo sair limpo.

Retirar do forno. Aguardar esfriar. E levar até a geladeira.

Depois que estiver bem frio. Levar a forma com o pudim, um pouco em cima do fogo, para soltar o pudim. Soltar as bordas com a ponta da faca.
Desemformar em uma travessa reta.

Decorar a gosto.

Esta decoração atende agora o momento de festividades de final de ano.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Servir como sobremesa em diversas ocasiões. E comer quando tiver vontade, pois é maravilhoso.

REFLETINDO*PENSAMENTOS....PALAVRAS.....AÇÕES*...


TUDO VEM DE DEUS
Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca
vêm a inteligência e o entendimento.
Prov. 2:6

O Senhor, sendo Pai, derrama a sabedoria por amor à humanidade, nos fios da compreensão, para a paz de todos. Sabedoria existe em todos os reinos da natureza; basta buscá-la com humildade, que a encontrará na sua mais alta função de vida.

Buscar o entendimento não é somente pensar nele, decorar páginas de sabedoria ou procurá-lo nos mercados. É necessário o esforço permanente, de modo que o raciocínio não esqueça a paciência e o amor. Confie em Deus, porque, como filho, tem direito de conhecer as coisas de Seu Pai. No entanto, é uma conquista que soma todos os esforços.

A inteligência é fruto da razão, que mais tarde se transformará em intuição, e essa, com o tempo que só Deus sabe, também poderá mudar de roupagem. A vida é movimento em que nos mostra mais grandeza no saltar de degraus. Esperemos trabalhando.

Entender já é um passo firme para conhecer, como as informações são indícios seguros da realidade. Se constatarmos que existe a mentira, evidenciamos a existência da verdade.

Você tem uma boca que deve ser dirigida pelo saber, envolvida no amor. Não se esqueça de fazer bom uso do seu verbo para a harmonia de tudo e de todos, que Deus o recompensará.

Faça a sua parte, ajudando na educação coletiva, porque o Senhor já fez a d'Ele, esperando a ajuda dos que compreendem mais um pouco. Fraternidade é laço de luz que prende a todos.

Felizes daqueles que passam ajudando, porque quem serve não é esquecido pela lei de justiça. Não precisa pedir para dar. Oferte aos que estão consigo em caminho.

Se estiver em dificuldades, confie no Senhor, mas de maneira integral, pois o resultado será imediato; forças invisíveis se movimentam para atender ao filho que ama ao Pai.

Analise o que a sua boca fala; se fora do Evangelho, faça imediata correção, porque o que fala mostrará aos outros o que é.

Sendo sábio com Jesus, a inteligência não lhe faltará com o entendimento, como luz que lhe garante a caminhada.


DO LIVRO: Gotas de Verdade
PELO ESPÍRITO: Carlos
PSICOGRAFIA: João Nunes Maia

14 novembro 2008

REFLETINDO* VIVER...TRANSCENDER...VIVER...*



Imortalidade da alma:
Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus.

O Espírito é o princípio inteligente do Universo, e é criado simples e ignorante para evoluir e realizar-se individualmente pelo seus próprios esforços.

Como espíritos, já existíamos antes de nascermos na Terra e continuaremos a existir, depois da morte física.

Quando o espírito está na vida do corpo, dizemos que é uma alma ou espírito encarnado.

Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou.

Desencarnado, volta para o plano Espiritual de onde veio ao nascer.

Os espíritos são, portanto, pessoas desencarnadas que, presentemente, estão na Espiritualidade.
Allan Kardec

Nancy's Christmas Panetone



categoria: pães e biscoitos 
Para ocasiões especiais, natal e ano novo.
Ingredientes

Para a esponja
100 gramas de fermento biológico fresco ou 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar refinado
200g  de farinha de trigo  
1/2 xícara (chá) de água ou mais que baste ponto mole

Para a massa básica
1 lata de leite condensado
8 gemas 160g 
1/2 xícara (chá) de óleo 
4 colheres (sopa) de manteiga 
3 colheres (sopa) de açúcar refinado 
4 colheres (sopa) de leite em pó instantâneo 
1/2 xícara (chá ) de água ou mais que baste para o ponto
1 colher (sopa) de essência de panetone
1 colher (chá) de sal 
30 ml de glicerina biodestilada
1 colher (sopa) de melhorador de farinha
5 g de anti mofo opcional
Raspas de casca de 1 limão e de 1 laranja opcional
700 g de farinha de trigo ou mais que baste para o ponto
Para o recheio
100 gramas de cerejas maraschino 
100 gramas de chocolate em gotas pingos ou chocolate cobertura picado -opcional 
100 gramas de uvas passas brancas e pretas 
100 gramas de frutas cristalizadas 
100 gramas de nozes picadas 
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Para a cobertura (opcional)
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 
2 colheres (sopa) de manteiga derretida 
1 colher (sopa) de nozes picadas ou lascas

Modo de preparo
Separar ingredientes. Ver em minha pagina passo a passo de como trabalhar massa de pão.
*paezinhos salgados light*
http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/2008/08/culinria-brilhantepezinhos-salgados.html

Preparando a esponja
Misturar os ingredientes, e deixar descansar até dobrar de volume. Reservar.

Preparando o recheio
Misturar todos os ingredientes. Reservar.

Preparando a massa básica
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo.
Colocar em uma tigela grande.
Juntar os ingredientes da massa básica, com a esponja (levedada),  e acrescentar a farinha de trigo até obter uma massa de textura mais mole. Não fica seca. 

Pode-se bater a massa por 10 minutos na batedeira de massa pesada, ou máquina de pão na operação massas, ou sovar com as mãos.
Descansar por 30 minutos.
Abrir a massa e acrescentar a carga, o recheio. Untar as mãos com óleo, enquanto mistura a massa, para não colocar excesso de farinha de trigo.
Dividir a massa, que pode estar em formato de um rolo, em quantas partes sejam necessárias, para colocar nas formas do tamanho escolhido.
Bolear cada parte da massa, colocar nas fôrmas próprias para panetone, de maneira que atinjam só 1/3 da altura da forma, e apertar com as mãos, evitando assim formar buracos no meio.

Deixar crescer até triplicar de volume. 
Por último, levar ao forno preaquecido a 160 ºC e assar por aproximadamente 45 a 1 hora ou até que esteja com a superfície bem dourada. 
Retirar do forno, esfriar, e decorar a gosto.
Pode-se decorar com coberturas de chocolate derretido fracionado, ou polvilhar com açúcar de confeiteiro colocando nozes e cerejas, ou cobrir com calda fondant.
Ver;
*calda fondant cobertura de nancy*
http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/2008/10/culinaria-brilhante-calda-tipo-fondant.html

Feliz natal a todos com Jesus no coração!

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Para ocasiões festivas de natal e ano novo, ou outras.

13 novembro 2008

REFLETINDO*A FORCA DA ORACAO*


A FORÇA DA ORAÇÃO

Sempre é importante com Deus conversarmos...

Sempre é importante a Deus amarmos...

E na força da fé nos apoiarmos, para nunca nos desesperarmos...

Nos momentos de dor, orar para pedir, para que nos livre do que está a nos afligir...

Nos momentos de alegria, para agradecer, pois Dele não podemos nos esquecer, enquanto vida tivermos para viver...

Um simples pensamento, representa uma oração...

Um Obrigado Amigão...

Um estender de mão, que poderá aliviar nosso coração...

AutorMarcial Salaverry

Biscoito de polvilho frito de Nancy



Biscoitos fritos de polvilho
De sal e de doce.
Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de óleo
3 unidades de ovos inteiros ou mais que baste para dar o ponto
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de queijo ralado minas meia cura (opcional)

Modo de preparo

Em uma tigela grande colocar o polvilho.
Pode –se usar também o polvilho azedo.
Aquecer o óleo e escaldar o polvilho.
Mexer com uma colher.
Misturar os ovos, o sal aos poucos acrescentar o polvilho, até obter uma consistência da massa, para enrolar os biscoitos com as mãos.
Acrescentar os ovos devagar para que a massa não fique nem muito mole e nem muito dura.
Para os biscoitos doces, misturar ovos, 4 colheres (sopa) de açúcar e sal e depois dar o ponto com o polvilho. Adoce a gosto.
Enrolar os biscoitos, e colocar em um tabuleiro untado com óleo, antes de levar para fritar.
Fritar no óleo não muito quente, senão os biscoitos vão ficar escuros e espirrar muito óleo.
Caso o óleo esquente muito, vá fritando e tirando a panela do fogo, para evitar acidentes e queimaduras.
Colocar os biscoitos em papel toalha para retirar o excesso de óleo, e servir.
Atenção: não fritar em óleo muito quente.
Só espirra os biscoitos de sal caso o óleo esteja muito quente.
Polvilhar açúcar com canela os biscoitos doces.
Receita e foto de Nancy Neide F














http://culinariabrilhante.com/

11 novembro 2008

REFLETINDO*MELHORAS INTERNAS E EXTERNAS*


Espíritos Impuros

102. São inclinados ao mal, que convertem em objeto de suas
preocupações.
Como Espírito, dão pérfidos conselhos, insuflam a discórdia
e a desconfiança e tomam todas as máscaras a fim de enganar
melhor. Aferram-se às pessoas de caráter fraco, que cedem às
suas sugestões, a fim de as arrastar à perdição, contentes
de poderem retardar o seu progresso e de as fazer sucumbir
nas provas por que passam.
Nas suas manifestações, reconhecemo-los pela linguagem; a
trivialidade e a grosseria das expressões, entre os
Espíritos como entre os homens, são sempre um índice de
inferioridade moral, senão intelectual. Suas comunicações
denotam a baixeza de suas inclinações; e se tentam enganar,
falando de um modo sensato, não podem representar o papel
por muito tempo: acabam sempre traindo sua origem.
Certos povos fizeram deles divindades malfazejas; outros os
designam pelo nome de demônios, gênios maus, Espíritos do
mal.
Quando encarnados, animam criaturas inclinadas a todos os
vícios gerados pelas paixões e degradantes:
a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia,
a cupidez e a avareza sórdida. Fazem o mal por prazer e o
mais das vezes sem motivo e, por ódio ao bem; quase sempre
escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas. São
flagelos para a Humanidade, seja qual for sua posição
social: o verniz da civilização não os isenta do opróbrio e
da ignomínia.

Trecho extraído do “Livro dos Espíritos”
Allan Kardec



Mundos Transitórios

234. Como já foi dito,
existem mundos que servem de estações
e pontos de repouso de espíritos?
_”Sim. Há mundos destinados especialmente
aos seres errantes, mundos nos quais podem
eles viver temporariamente. São espécies de
bivaques ou campos de repouso após uma erraticidade muito
longa, que é um estado
sempre penoso. São posições intermediarias
entre outros mundos, graduados conforme a
natureza dos espíritos que lhes tem acesso e
onde gozam de maior ou menor bem-estar.”
_Podem os espíritos que os habitam
deixá-los a vontade?
_”Sim. Os que nele se encontram podem sair, dirigindo para
onde devem ir. Imaginai as
aves de arribação, que descem sobre uma ilha
a fim de retemperarem as forças e
seguir o seu destino.”
235. Progridem os espíritos durante sua
permanência nesses mundos transitórios?
_”Certamente.
Os que assim se reúnem o fazem com o
fito de instruírem e de poderem
mais facilmente obter permissão para
ir a lugares melhores e atingir a
posição dos eleitos.”
236. Por sua natureza especial, são os mundos transitórios
perpetuamente destinados
aos espíritos errantes?
_”Não. Sua posição é apenas temporária.”
_ São habitados simultaneamente
por seres corpóreos?
_” Não. Sua superfície é estéril. Os que os
habitam, de nada precisam.”
_ Essa esterilidade é permanente ou decorre
de sua natureza especial?
_” Não. Sua esterilidade é transitória.”
_Então esses mundos são desprovidos de
belezas naturais?
_” A natureza se traduz pelas belezas da imensidade, não
menos admiráveis que as que chamais de belezas naturais.”
_ Desde que é transitório o estado desses
mundos, nossa Terra estará um dia nesse
numero?_” Já esteve.”
_ Em que época?
_”Durante a sua formação.”

Allan Kardec

10 novembro 2008

PAO DE CARNE AMERICANO DE NANCY



Classic Meat Loaf

Categoria carnes
 

Ingredientes
2 unidades de fatias de pão de forma branco
2 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de ketchup ou molho de tomate
1/2 kg de patinho moído
1/2 kg de carne de vitela
200 gramas de carne de porco
1 unidade de cebola picada (pequena com 1 colhere(sopa) tempero caseiro de nancy)
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de chá de mangericão (e 2 colheres cheiro verde (ervas secas))
1 colher de café de sal
2 unidades de ovos
1/2 xícara de chá de ketchup (PARA COBERTURA)
1 parte de manteiga para untar (em spray, ou pincelar)
Modo de Preparo

Em uma tigela, colocar os ingredientes, de menos a carne e misturar bem.Usar

*tempero caseiro de nancy*
http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/2008/09/culinria-brilhantetempero-caseiro-de.html

Juntar a carne e misturar bastante, Pode ser com as mãos, ou processando, devagar.

Untar um forma com manteiga.
Colocar a carne em formato de um bolo, para assar, no tabuleiro untado com manteiga. 
Levar ao forno em temperatura 200o C, por aproximadamente 1 hora.
Durante os primeiros 50 minutos assar, coberto com papel alumínio.
Este tempo depende do tempo do forno. Pode ser mais ou menos tempo. 

Retirar, o papel alumínio e colocar em cima do bolo, com uma colher o ketchup.
Ou se preferir molho vermelho de tomates.
Veja:
*molho de tomates de nancy*

http://wwwestrelaguiacom.blogspot.com/2008/11/culinria-brilhante-especial-de-natal_10.html

Voltar ao forno por mais ou menos uns 10 minutos. 

Decorar a gosto. Pode ser com batatas cozidas, legumes, ervilhas, e cebola refogada.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Servir com arroz branco, risotos, saladas ou massas.

MOLHO BECHAMEL DE NANCY






 

categoria: molhos, temperos e patês
cozinha: francesa
tempo de preparo: 30 minutos
DESCRIÇÃO
Outro clássico da culinária. Também não sei a origem. Já vi muitas receitas, e esta é de meu caderno de receitas.

INGREDIENTES
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal (que baste)
1 xícara de chá de queijo de minas ralado
1 lata de creme de leite com o soro
1/2 unidade de cebola ralada (ralo fino - opcional)
PASSO A PASSO
Colocar em uma panela de fundo grosso, a manteiga, a farinha de trigo a cebola, e deixar esquentar. Não pode queimar, pois o molho ficará escuro.

Colocar esta mistura no liquidificador com o leite e bater, só para misturar.

Voltar com a mistura do liquidificador para a panela e fazer um creme.

Quando estiver na consistência de um mingau, abaixar o fogo, colocar o queijo, e mexer até derreter bem.

Retirar do fogo e acrescentar o creme de leite.
Caso o creme ficar com grumos, levar ao liquidificador e bater, ou passar pela peneira.

Aplicar o creme onde desejar.

Obs. Tem receitas que colocam noz moscada ralada. Aí fica a gosto de quem quiser.
Eu não coloco na minha receita porque, particularmente, eu não gosto.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Molho branco para ser usado em pratos salgados, como massas, tortas, etc.
Pode ser servido em refeições, para acompanhar carnes diversas.

MOLHO DE TOMATES DE NANCY



DESCRIÇÃO
Molho de tomates, básico, para ser usado em vários pratos de receitas salgadas, como massas, tortas, etc.

INGREDIENTES
2 kg de tomates sem peles e sem sementes
1 lata de extrato de tomate
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de orégano
2 colheres de sopa de tempero caseiro de nancy
1 pitada de sal (que baste)
2 colheres de sopa de óleo de canola
PASSO A PASSO
Bater tudo no liquidificador.

Colocar em uma panela, fundo grosso.

Levar ao fogo, médio, abaixar o fogo se começar a espirrar.

Cozinhar por mais ou menos 40 minutos.

Armazenar em copos descartáveis com tampas, ou vidros esterilizados com água quente.

Pode colocar no freezer, e aplicar como desejar.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Acompanha refeições e pode ser usado em pratos como massas, tortas, bolos salgados, etc.

Facebook