21 agosto 2008

PÃEZINHOS SALGADOS LIGHT

DESCRIÇÃO
Esta massa é básica, podendo ser utilizada para diversas variações de recheios. Esta receita é resultado de várias pesquisas, e de minhas alterações.
INGREDIENTES
1 xícara de chá de frinha de trigo (Os tres primeiros ingredientes é para fazer a esponja)
1 colher de sobremesa de açúcar rasa
1 unidade de fermento biológico seco(tablete esfarelado)

AQUI COMEÇA OS INGREDIENTES DA MASSA BÁSICA
4 xícaras de chá de farinha de trigo1 colher de chá de sal
3 colheres de sobremesa de manteiga gelada
2 unidades de ovos1 unidade de gema2 colheres de sopa de iogurte(rasa)
1 colher de sopa de leite em pó

ESTES SÃO OS INGREDIENTES PARA O RECHEIO
1 colher de sopa de tmpero caseiro (contendo alho, cebola branca, cheiro verde, liquidificados. 1 colher de sopa de óleo canola (para refogar o recheio)
1 maço de escarola ou espinafre picados (a gosto)
1 unidade de tomate(sem peles, sem sementes, em cubos)
200 gramas de mussarela de búfula(ralada)
1 unidade de ovo batido para pincelar
1 pitada de sal(para temperar o recheio)

PASSO A PASSO
MASSA BÁSICA PARA PÃES SALGADOS
1-PREPARO DA ESPONJA:
Misturar todos os ingredientes em uma tigela. Aquecer o forno ligeiramente, desligar. Colocar a tigela dentro, do forno desligado, por um tempo de 30 minutos.ESPONJA:técnica usada para iniciar a fermentação.O fermento biológico, misturado ao líquido morno, leite ou água, junto a farinha de trigo, por alguns minutos, forma bolhas, criando um aspcto de esponja.

2-PREPARO DA MASSA:
Em outra vasilha colocar a farinha de trigo da massa, fazer uma depressão, e acrescentar os outros ingredientes da massa: sal, manteiga, ovos ligeiramente batidos, gema leite em pó, e a esponja já preparada. Mexer bem até incorporar todos os ingredientes. Caso fique grudando muito nas mãos, colocar um pouco mais de farinha de trigo.Trabalhe a massa, em cima de um superfície lisa, abrindo e fechando com as mãos, por alguns minutos. Forme uma bola e cubra com um pano, ou filme plástico, e deixe descansar por aproximadamnete 40 minutos.Até dobrar de volume.
3- abaixe a massa com a mão, e amasse por mais 1 minuto.Faça bolas, abra com o rolo, tipo um rocambole, coloque o recheio (a fosto) já pronto e frio. E enrole. Feche com os dedos, e aperte, para não vasar, e arrume na assadeira. Não coloque muito junto, pois vai crescer. Deixe descansar por mais 30 minutos.Pincelar com o ovo batido.
4- Aqueça o forno em temperatura média, e leve ao forno por 35 minutos até dourar.
5-PREPARO DO RECHEIO:Refogar os temperos, a escarola ou espinafre, cozinhas por uns 5 minutos, depois acrescentar o restante dos ingredientes. E desligar o fogo. Deixar esfriar.
6 - Dica: você também pode preparar o enroladinho em formato de rosca. Para isso, basta colocar a massa recheada em uma forma de furo central, deixar crescer até dobrar de tamanho e assar conforme as recomendações descritas acima.Caso prefira, pode cortar os rolinhos como o da foto, e assar unidos em uma assadeira redonda, ou retangular. Use sua critatividade.Culinária é arte.
Para lanches e festas em geral.

Nenhum comentário:

Facebook